Deputados destacam importância das cooperativas para o crescimento do Paraná

25/06/2012 18h34 | por Nádia Fontana
Cooperativistas homenageados na Alep

Cooperativistas homenageados na AlepCréditos: Nani Gois

Cooperativistas homenageados na Alep
As cooperativas paranaenses foram homenageadas pela Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (25), durante a sessão plenária, por proposição dos deputados da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a cerimônia foram entregues certificados às cooperativas e homenageados o cooperado e a instituição mais antigos do Estado, respectivamente, Willem de Geus e a Batavo Cooperativa Agroindustrial, localizada em Carambeí.
O presidente Valdir Rossoni (PSDB) fez questão de destacar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Paraná, lembrando que o sistema incentiva, especialmente, o crescimento dos pequenos produtores. Rossoni destacou também as ações implementadas pelos integrantes desse sistema na preservação do meio ambiente, quando cumprimentou a todos que compareceram à Assembleia. Ao concluir citou a parceria estabelecida entre a Ocepar e o Poder Legislativo, através da TV Sinal, o que permitiu ampliar a divulgação das atividades das cooperativas paranaenses.
O deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário do Legislativo, por sua vez fez questão de lembrar que o Paraná é referência nacional na área do cooperativismo. “As cooperativas são sinônimo de transformação, pois ajudam a promover a valorização dos trabalhadores, a gerar empregos, a distribuir renda e, principalmente, viabilizam as atividades desenvolvidas pelos pequenos produtores e empresários”, sublinhou.
Por outro lado, o deputado Teruo Kato (PMDB), presidente da Frente Parlamentar pelo Cooperativismo, voltou a enfatizar os bons resultados obtidos através desse sistema, que vem dando muito certo no Paraná: “Inclusive, o Paraná é referência para o Brasil inteiro. O cooperativismo é um instrumento que vem promovendo o desenvolvimento de várias regiões, em função do apoio que é dado aos pequenos produtores e empresários. Dessa forma, nós queremos neste ano, que é o Ano Internacional das Cooperativas, divulgar mais o cooperativismo e fortalecer o sistema em todo o Paraná”, sublinhou.
Durante o evento ocorreram pronunciamentos do secretário Norberto Ortigara, da Agricultura e do Abatecimento; dos presidentes do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), João Paulo Koslovski; da Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Luiz Possamai; do deputado federal Assis do Couto (PT-PR) e de diversos parlamentares.
“O Paraná é exemplo de inclusão das famílias dos pequenos produtores, que melhoram de vida e tem a oportunidade de continuar morando e produzindo no campo”, declarou Possamai. Esse aspecto também foi enfatizado por Koslovski: “A movimentação econômica das cooperativas do Paraná representa 13% do PIB do Estado e 55% do PIB do setor agropecuário, abrigando 75% de pequenos agricultores com menos de 50 hectares”, informou.
Associados – Conforme dados do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o órgão máximo de representação das cooperativas no país, o Brasil conta hoje com mais de 6.600 cooperativas atuantes em 13 ramos de atividades econômicas distintas, com cerca de nove milhões de associados. De acordo com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), um bilhão de pessoas estão ligadas ao cooperativismo, em 100 países distintos. Mundialmente o setor gera mais de 100 milhões de empregos diretos.
A Organização das Nações Unidas lançou oficialmente o ano de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, no dia 31 de outubro de 2011, em Nova Iorque. Com o slogan "Cooperativas constroem um mundo melhor”, a ONU pretende reforçar a importância do cooperativismo como uma opção estratégica de parceria, que representa um instrumento capaz de produzir impactos positivos sobre as populações, alterar e elevar a qualidade de vida, além de promover a redução das desigualdades sociais a partir do desenvolvimento sustentável.
Fortalecimento – A Frente Parlamentar pelo Cooperativismo foi criada por proposição do deputado Teruo Kato e tem por finalidade defender e ampliar o debate sobre o assunto, promovendo audiências públicas, integrando ações dos governos federal, estadual e municipais, para apoiar os princípios cooperativos e fortalecer ainda mais o sistema. Já fazem parte deste movimento os deputados Ademir Bier (PMDB), Jonas Guimarães (PMDB), Professor Lemos (PT), Artagão Junior (PMDB), Elton Welter (PT), Adelino Ribeiro (PSL) e Nelson Luersen (PDT).