Lançamento de livro e reuniões das comissões técnicas movimentam o Legislativo nesta quarta-feira (13)

12/05/2015 18h38 | por Eduardo Santana
Deputado Tadeu Veneri (PT).

Deputado Tadeu Veneri (PT). Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Tadeu Veneri (PT).
A Comissão Especial de Reforma Política, presidida pelo deputado Anibelli Neto (PMDB), realiza nesta quarta-feira (13), às 10h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a última audiência pública antes da conclusão do seu relatório final, que será entregue na próxima semana, em Brasília, para o presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A reunião contará com a participação dos advogados Gustavo Bonini Guedes, presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade); de Guilherme de Salles Gonçalves, presidente do Conselho Consultivo do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral – Iprade; de Moisés Pessuti, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP); e Julio Jacob Junior, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR.
Antes, às 10 horas, na Sala das Comissões, a Comissão de Esportes, presidida pelo deputado Bernardo Carli (DEM), realiza sua primeira reunião na atual legislatura. Serão analisados o projeto de lei nº 37/2015, do deputado Anibelli Neto, que obriga os estádios de futebol, ginásios esportivos e clubes sociais a manter locais reservados para portadores de deficiência física; e o projeto de lei nº 105/2015, dos deputados Rasca Rodrigues (PV) e Felipe Francischini (SD), que insere no calendário de eventos do Paraná a Semana de Fomento ao Skate.
No Salão Nobre, às 9h30, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, presidida pelo deputado Tercílio Turini (PPS), recebe a direção da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ainda pela manhã, também às 9h30, no Plenarinho, o deputado Dr. Batista (PMN) profere palestra sobre medicina preventiva aos servidores da Casa.
Pela tarde, às 13h30, na Sala das Comissões, a Comissão de Defesa do Consumidor realiza reunião para debater e analisar o projeto de lei 205/2015, de autoria do deputado Requião Filho (PMDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de automóveis sediadas no estado do Paraná apresentar ao consumidor o orçamento nas revisões conforme o especificado pelo fabricante no manual do veículo. No mesmo horário, mas na sala de reuniões anexa ao Plenário do Legislativo, a Comissão de Indústria e Comércio se reúne, sob a presidência do deputado Marcio Pauliki (PDT), para debater a definição de políticas estratégicas para a manutenção de empregos no Paraná num cenário de crise econômica.
Finanças – Às 14 horas, na sala de reuniões anexa ao Plenário, a Comissão de Finanças, presidida pelo deputado Gilson de Souza (PSC), se reúne para debater o projeto de lei nº 161/2015, de autoria do deputado Missionário Ricardo Arruda (PSC), que determina a aplicação prática do conteúdo do parágrafo 5º do art. 150 da Constituição Federal, que prevê a discriminação na nota fiscal dos tributos incidentes sobre os produtos e serviços comercializados. E também para analisar o projeto de lei nº 242/2015, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a Copel a alienar bens imóveis localizados no município de Boa Vista da Aparecida. Ainda serão analisados dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que autorizam a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná a efetuar a alienação de imóveis localizados no interior do Paraná.
Lançamento – Será lançado nesta quarta-feira (13), às 14 horas, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa, o livro-reportagem “Paraná Preto”, das jornalistas Aline Reis e Maria Carolina Scherner. A publicação faz um resgate histórico e um registro atual da luta das organizações e lideranças contra o racismo e a invisibilidade social.
“Trata-se de um documento inédito que traça perfis de pessoas afro-brasileiras que vivenciam ou militam no movimento negro paranaense. Figuras emblemáticas que contam suas histórias. Histórias que se entrelaçam formando um cenário que mostra a questão da negritude em todas as suas nuances”, dizem as autoras.
Para o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), o lançamento do livro no Espaço Cultural é um momento importante para o Legislativo, que desta forma contribui para a reflexão sobre mais um importante tema. “A Assembleia é um local de debates dos assuntos que estão presentes no dia a dia da sociedade. E questões relacionadas ao racismo e à invisibilidade social, como as relatadas no livro, precisam ser conhecidas, combatidas e rejeitadas com toda a nossa força”, declarou.
O lançamento do livro na Assembleia, com apoio do Cerimonial da Casa, acontece por proposição do deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que sublinha a importância da obra. “É um trabalho de uma singular sensibilidade ao tratar de um tema muito importante para nossa história, mas que ainda é pouco explorado em nosso estado”, destaca.