Soldado Fruet

O deputado estadual Soldado Fruet é cristão, casado e pai de quatro filhos. Marcos Adriano Ferreira Fruet nasceu em Vera Cruz do Oeste, mas aos quatro anos de idade se mudou para Foz do Iguaçu. Foi criado pela mãe, pois o pai morreu cedo. Viveu sua infância em comunidades carentes, onde imperavam o tráfico de armas e drogas. Para sustentar a casa, foi boia fria, carvoeiro e picolezeiro na Ponte Internacional da Amizade.

Aos 18 anos de idade, entrou para o Exército, onde permaneceu por cinco anos. Ganhou várias condecorações e chegou ao posto de terceiro sargento. Em 1999, saiu do Exército e trabalhou por dois anos como vigilante até que em 2002 entrou para a gloriosa Polícia Militar do Paraná. Na PMPR, atuou na RPA (Rádio Patrulha), na RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial), na ROTAM (Ronda Tático Motorizada) e na ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas). Ganhou menções e medalhas honrosas pelos bons serviços prestados à sociedade e também prêmios pelo maior número de prisões efetuadas e maior quantidade de apreensões de drogas.

Sempre teve espírito de justiça, lutando contra a criminalidade e em defesa do cidadão de bem. Após 17 anos servindo a PMPR, em 2018 lançou sua candidatura a deputado estadual pelo PROS e foi eleito com 35.231 votos. Decidiu ingressar na política “porque o poder de uma caneta é muito maior que o poder de uma arma na cintura”.

Independência

Soldado Fruet aprendeu com a mãe que "ser honesto na política não é virtude e, sim, uma obrigação". Na Assembleia Legislativa do Paraná, adota postura independente, trabalhando sempre em prol dos interesses do povo paranaense e dos servidores públicos estaduais. É autor de 28 leis, entre elas a 20.770/2021, que garante o acesso gratuito ao histórico dos veículos licenciados no Paraná pelo site do Detran, além de mais de 50 projetos em tramitação.

Fiscalização

Desde o começo do mandato, o deputado se dedica com afinco à fiscalização dos gastos públicos. No início de 2019, contratou um estudo que obrigou o Estado a mudar o projeto da reforma administrativa. Também propôs e presidiu a CPI da JMK, que investigou irregularidades na gestão da frota do Estado. Outra denúncia dele, sobre problemas na licitação de R$ 46 milhões dos uniformes para alunos dos colégios cívico-militares, está sob investigação do Ministério Público.

Bandeiras

Soldado Fruet denunciou as seis pedageiras do Anel de Integração do Paraná ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Tribunal de Contas da União (TCU). O TCE acolheu a representação e declarou, cautelarmente, a inidoneidade das antigas concessionárias para contratarem e licitarem com o Poder Público, devido ao enriquecimento ilícito de R$ 9,9 bilhões e à não execução de obras previstas nos contratos. Além da bandeira contra o novo pedágio, defende o papel social das empresas controladas pelo Estado e o uso de parte dos lucros da Copel e da Sanepar para subsidiar reduções tarifárias aos consumidores.

Participações

O deputado Soldado Fruet é presidente da Comissão de Turismo e membro titular das Comissões de Segurança Pública, Defesa do Consumidor, Defesa dos Direitos da Juventude e do Mercosul e Assuntos Internacionais. Representa a Assembleia Legislativa como conselheiro titular do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) e também integra as Frentes Parlamentares sobre o Pedágio, do Coronavírus e pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Soldado Fruet
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação