Rasca Rodrigues
www.rasca.com.br
1ª Fase: Mandaguari


A trajetória do deputado estadual Rasca Rodrigues começa em Mandaguari, no Norte do Paraná, onde nasceu em 26 de junho de 1959. Filho do pequeno agricultor Rubens Villar e de Elizete da Silva Rodrigues, até hoje Rasca mantém relações diretas com a cidade de origem e seus familiares fazem parte do desenvolvimento do município.


O envolvimento na área de saúde, por exemplo, sempre contou com a participação da sua família. Sua avó, Dona Catarina Villar, foi responsável por realizar o parto de centenas de filhos e filhas da cidade. Sua bisavó, Marina Brianez, deu nome ao primeiro centro cirúrgico da cidade, que funcionou de 1951 a 2007. Hoje a atuação na área continua com o Dr. Alfredo Brianez, tio de Rasca.


2ª Fase: Cianorte


Dos seis aos dezenove anos, ou seja, durante toda a adolescência, Rasca morou em Cianorte, no Noroeste do Paraná. Neste período concluiu o ensino fundamental e médio na Escola Rural Nereu Ramos e no Colégio Estadual Cianorte. A passagem pela cidade é considerada, pelo próprio Rasca, como uma fase essencial em sua formação intelectual e profissional, graças a influência de amigos e professores.

Saiu de Cianorte para estudar em Curitiba, em 1979.


3ª Fase: Curitiba


Na capital, Rasca formou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, morou na Casa do Estudante Luterano Universitário (CELU) e atuou em movimentos estudantis durante o curso. Atento às questões ambientais que emergiam dentro do espaço acadêmico, Rasca iniciou sua carreira profissional dentro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e, até hoje, é funcionário licenciado para exercer seu mandato na Assembleia Legislativa do Paraná.

Neste período, exerceu diversos cargos técnicos e políticos, entre os quais o de diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Pinhais (2001 e 2002); presidente do Sindicato dos Engenheiros do Paraná – Senge/PR (2002 a 2003); presidente do Instituto Ambiental do Paraná – IAP (2003 e 2005) e secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (entre 2006 e 2010).

Rasca mora em Curitiba há quase 40 anos, é casado e tem quatro filhos.

.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria 
    do próprio parlamentar)

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Rasca Rodrigues
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação