Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta quarta-feira (26) Sessão foi marcada pelas despedidas do deputado Chico Brasileiro, que renuncia ao mandato na Alep para assumir a Prefeitura de Foz do Iguaçu.

26/04/2017 17h26 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna

Direto da TribunaCréditos: Foto: Pedro de Oliveira/Alep - Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna

Despedida – O deputado Chico Brasileiro (PSD) usou a tribuna para se despedir dos colegas parlamentares e servidores do Legislativo. Ele apresentou o pedido de renúncia do mandato na sessão desta quarta-feira (26), como disse, em razão de "um dever legal de renunciar ao mandato para assumir a Prefeitura de Foz do Iguaçu no dia 1º de maio". Agradeceu aos amigos e parlamentares que o ajudaram nos pouco mais de dois anos de mandato na Assembleia e também aos servidores, que classificou como integrantes de "um corpo técnico qualificado que não se encontra em outros órgãos públicos". O deputado foi aparteado por diversos colegas parlamentares que agradeceram a parceria e desejaram sucesso na nova etapa, agora como chefe do Poder Executivo de Foz do Iguaçu.

Despedida II – O deputado Tercílio Turini (PPS) ainda fez questão de voltar à tribuna para enaltecer o trabalho realizado pelo deputado Chico Brasileiro (PSD). “Tive a oportunidade de conviver com ele antes e depois da formação da bancada independente aqui na Assembleia. Quero registrar sua contribuição e parceria em todas as atividades”, disse Turini, que enalteceu ainda a lealdade, o diálogo e a postura de respeito do colega a quem desejou sucesso no novo cargo. O deputado Nelson Luersen (PDT) se somou a essa manifestação parabenizando o futuro prefeito, enquanto o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), cumprimentou e saudou Chico Brasileiro em seu nome e em nome dos demais deputados da Mesa Executiva.

Posse – Durante a sessão plenária o presidente Ademar Traiano (PSDB) leu o pedido de renúncia ao mandado do deputado estadual Chico Brasileiro (PSD), que assume a Prefeitura de Foz do Iguaçu no dia 1º de maio. Logo na sequência, Traiano leu também o requerimento de convocação para que o suplente, Rubens Recalcatti (PSD), se apresente a fim de ser empossado, no próximo dia 2 de maio.

Funrural – O deputado Tercílio Turini (PPS), primeiro orador a falar na tribuna nesta quarta-feira (26), manifestou sua preocupação com a decisão recente do STF que declarou constitucional a cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) do empregador rural pessoa física. Ele destacou que muitos produtores e cooperativas não pagavam mais esse tributo, que estava suspenso, o que significa agora um peso financeiro grande para esse segmento do agronegócio. E pediu que os parlamentares paranaenses se unam e debatam a situação em busca de uma solução alternativa.

Sanepar – O deputado Tadeu Veneri (PT) falou sobre um pedido de informações apresentado por ele para saber se é real a intenção da Sanepar de transferir as operações de uma unidade no bairro Prado Velho, em Curitiba, para locar um espaço na Cidade Industrial de Curitiba, ao custo de quase R$ 1 milhão por mês de aluguel. O deputado quer saber se existe esta possibilidade e o que será feito do terreno pertencente à Companhia, que estaria avaliado entre R$ 60 e R$ 90 milhões.

Saúde – O deputado André Bueno (PSDB) falou sobre sua preocupação diante do atraso das obras da ala de Queimados do Hospital Universitário de Cascavel, “serviço de saúde essencial para a região”, frisou. Informou que apresentou uma emenda orçamentária para atender as necessidades de recursos da instituição e disse que a população precisa saber os motivos que têm levado ao adiamento da conclusão das obras. Manifestou sua preocupação pelo fato de que os moradores do Oeste ainda precisem se deslocar para Londrina ou Curitiba, em busca desse atendimento especializado.

Câncer – O deputado Nelson Luersen (PDT) parabenizou o presidente Ademar Traiano (PSDB) pela audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (26) para discutir um "assunto importante, que é o combate e tratamento do câncer de mama". Citou que diversas entidades que trabalham no apoio das pessoas portadoras de câncer estiveram presentes, a fim de buscar mecanismos de ampliar o atendimento e o fornecimento de medicamentos não ofertados pelo SUS. Aproveitou a ocasião para convidar todos os deputados e a população para uma audiência pública que será realizada no dia 2 de maio e que irá tratar dos problemas enfrentados pelos provedores regionais de internet.

Segurança – O deputado Pedro Lupion (DEM) pediu que o Governo reveja a situação dos futuros cadetes da Polícia Militar do Paraná, que aguardam ser chamados. Ele apresentou um detalhado estudo financeiro para mostrar o reduzido impacto dessa convocação sobre o Orçamento do Estado. Lupion afirmou considerar que o acréscimo nos custos é pequeno diante da importância de investir na preparação desses cadetes, que têm o sonho de serem policiais militares, contribuindo com a segurança pública. “Eles forma aprovados num dos concursos mais disputados do Brasil. Eram 432 candidatos por vaga. Três dos aprovados estão nos visitando hoje, ansiosos por assumir a função.”

Educação – O líder em exercício do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), anunciou que o Governo do Estado reviu a decisão de solicitar o retorno às salas de aula da rede estadual dos professores que estão licenciados e cursando mestrado ou doutorado. Segundo Hussein, o Governo autorizou "que os professores continuem estudando sem prejudicar as carreiras". Também falou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2017 começa a ser votada na Alep no próximo dia 2, e vai permitir a regularização da cessão de professores às APAES. Aproveitou o espaço para parabenizar o deputado Chico Brasileiro pela posse como prefeito de Foz do Iguaçu e colocou à disposição a bancada do PSD, para ajudar na administração.