Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta terça-feira (25) Temas como educação, segurança pública, situação das rodovias e reposição salarial dos servidores dominaram as manifestações em Plenário.

25/04/2017 17h16 | por Nádia Fontana e Jaime Martins
Direto da Tribuna

Direto da TribunaCréditos: Foto: Pedro de Oliveira/Alep - Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna

Rodovias – O deputado Schiavinato (PP) usou a tribuna para falar sobre as obras de duplicação da Rodovia das Cataratas, enfatizando a importância dessa via de ligação da região de Toledo com outros municípios paranaenses. Ele enalteceu a importância da duplicação desse trecho para o desenvolvimento do Paraná, bem como de obras de melhoria de outras estradas que estão em execução ou em planejamento.

Segurança – O deputado Requião Filho (PMDB) parabenizou as ações executadas pela Polícia Militar (PM-PR) e pela Polícia Civil (PC), que conseguiram prender e neutralizar uma quadrilha que, fortemente armada, praticou um grande assalto no Paraguai (na região da fronteira com o Paraná). Ele pediu, inclusive, retificações por parte da imprensa, que publicou a notícia dizendo que os bandidos foram presos pela Polícia Federal, ignorando a atuação dos PMs e da Polícia Civil do Paraná.

Segurança II – O trabalho dos policiais civis e militares em busca da prisão dos integrantes da quadrilha que assaltou uma empresa de valores no Paraguai foi também enaltecido pelo deputado Adelino Ribeiro (PSL).  O deputado disse que ficou feliz em ver a estrutura e preparo dos policiais que conseguiram capturar alguns integrantes da quadrilha. Criticou os que condenam o trabalho da Polícia Militar e lembrou que o armamento da quadrilha era de "guerra", e que mesmo assim os policiais paranaenses "estavam aptos para enfrentar uma quadrilha tão preparada".

Educação – O deputado Professor Lemos (PT) voltou a destacar a importância de o Governo conceder licenças aos professores da rede estadual que têm interesse em cursar mestrado e doutorado. Ele informou que a questão foi discutida nesta terça-feira (25) com a Comissão de Educação da Assembleia, e fez um novo relato de situações provocadas pela decisão do Governo, ao determinar o retorno imediato desses docentes às salas de aula.

Educação II – O líder do Governo em exercício, deputado Hussein Bakri (PSD), garantiu que o Governo está sensível com a situação dos professores da rede estadual (abordada pelo deputado Professor Lemos), que estão sendo chamados a voltar para as salas de aula. Ele informou que o secretário Valdir Rossoni (da Casa Civil) já está equacionando uma solução, em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), para essas demandas dos docentes. Bakri também aproveitou o momento para convidar os cidadãos a participar de uma reunião que acontecerá nesta quarta-feira (26), às 10 horas, na Assembleia, com a finalidade de tratar da situação dos refugiados.

Muro – O deputado Cobra Repórter (PSD) foi à tribuna para voltar a chamar a atenção sobre o muro que está sendo construído pela concessionária Viapar entre as cidades de Rolândia e Arapongas. A situação já foi tema de manifestação feita na segunda-feira (24), pelo próprio parlamentar.

Ele mostrou novamente fotos do muro (que tem cerca de 2 metros de altura) e detalhou os problemas enfrentados pela população que está impedida de circular por esse trecho. Segundo ele, existe neste local uma via alternativa, que é utilizada há mais de 40 anos. O muro impede que os motoristas usem essa antiga estrada e possam trafegar pela área sem pagar pedágio.

Lava Jato – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), disse estar surpreso com as declarações da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Polícia Federal que solicitaram o adiamento do depoimento do ex-presidente Lula na Operação Lava Jato, alegando falta de segurança, em razão da expectativa de se ter mais de 50 mil pessoas nas ruas. Veneri questionou a quem "interessa criminalizar os movimentos sociais e instalar esse clima de terror?", justificando que são estudantes, professores e agricultores que programam estar nas ruas no dia do depoimento do ex-presidente.

Combate ao crime – O deputado Marcio Pauliki (PDT) relatou uma visita que fez ao coordenador estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Leonir Batisti, para tratar da instalação de uma unidade do Grupo na cidade de Ponta Grossa. Reiterou que vai solicitar ao Governo do Estado que os profissionais que serão cedidos ao Gaeco e também ao Serviço de Operações Especiais (SOE), que fará a segurança na parte externa dos presídios da cidade, sejam repostos para garantir a segurança da população. Segundo o deputado, serão aproximadamente 40 profissionais remanejados para o Gaeco e o SOE, e que precisarão ser repostos.

Funrural – O deputado Anibelli Neto (PMDB) demonstrou a preocupação do setor agropecuário com o fim da isenção do Fundo de Apoio ao Trabalhador Rural (Funrural) para operações entre produtores e pessoas físicas. Em 2008 a isenção havia sido extinta, mas uma liminar de 2010 garantiu o não pagamento da taxa. Agora o STF, em decisão publicada no fim de março, considerou legítima a cobrança de todos os produtores. Para o deputado, a cobrança é extremamente pesada para os pequenos produtores. Ele espera que o Governo Federal tenha o bom senso de analisar a questão e anistiar os pequenos produtores desta cobrança.

Reposição – Usando do horário da Liderança da Oposição, o deputado Professor Lemos (PT) alertou que ao analisar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018, que está tramitando na Assembleia, não constatou a reserva de recursos para a correção salarial dos servidores públicos do Poder Executivo. Ele citou que em janeiro deste ano os servidores não receberam a reposição da inflação de 2016, e disse estar preocupado pela LDO também não garantir a reposição no próximo ano.