Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta segunda-feira (8) Deputados se alternaram na tribuna, destacando temas como o aniversário de Maringá e o depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro.

08/05/2017 17h24 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna

Direto da TribunaCréditos: Foto: Pedro de Oliveira/Alep - Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna

Maringá – O deputado Dr. Batista (PMN), primeiro orador a falar nesta segunda-feira (8) na tribuna da Assembleia Legislativa, parabenizou a cidade de Maringá pelo aniversário de 70 anos. “É uma cidade maravilhosa. Tem 90 alqueires de mata nativa. Muitos parques e mais de 400 mil habitantes. É chamada de Cidade Canção. E tem um grande destaque na agropecuária”, descreveu. Ele lembrou que, desde a semana passada, está acontecendo a Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá). “Venham conhecer. Maringá é uma cidade muito acolhedora”, acrescentou.

Maringá II – O deputado Evandro Júnior (PSDB) também destacou a importância da cidade de Maringá e fez um breve resumo da história do município, que chega aos 70 anos como uma das grandes cidades do Sul do país. “Cada dia mais esse município se torna referência para o Paraná e para o Brasil em vários setores, entre eles, na área ambiental. ” Ele informou ainda que participou, com o governador Beto Richa, de uma série de reuniões realizadas durante a Expoingá. “Parabéns, Maringá. Uma bela cidade para se viver! ”

Aeroporto – O deputado Schiavinato (PP) destacou a importância da realização de ações que possibilitem a retomada do projeto de ampliação e modernização do aeroporto regional de Cascavel. Ele lamentou que essas obras, que estão com atraso de 18 anos e podem contribuir para a melhoria do transporte de passageiros e de cargas, não avancem. O parlamentar fez uma explanação sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores da região, que sofrem muitos problemas com o cancelamento de pousos e decolagens de aeronaves, especialmente nos meses de inverno.

Cruzamento da morte – O deputado Cobra Repórter (PSD) subiu a tribuna para pedir ao DER que sejam tomadas providências urgentes para solucionar um problema grave existente no trevo da rodovia BR-369, localizado na entrada do município de Rolândia. Segundo ele, neste trecho da rodovia são registrados inúmeros acidentes e mortes. “Não há uma sinalização adequada, nem mesmo um redutor de velocidade”, criticou. “Esse local já é chamado de ‘cruzamento da morte’. Na semana passada ocorreu mais uma morte de um jovem neste trecho da estrada”, lamentou.

Avicultura – O deputado Elio Rusch (DEM) falou sobre um requerimento que enviará ao secretário de Agricultura e ao diretor presidente da Adapar, pedindo para que verifiquem a possibilidade de rever a forma como é feita a cobrança da taxa e a periodicidade da análise da água usada pelos avicultores do Paraná. Segundo Rusch, a análise é realizada anualmente, o que gera custos altos aos produtores, sendo que em muitos casos a fonte de abastecimento de água dentro da propriedade é a mesma para cada um dos aviários. O deputado pede que esse processo seja feito a cada cinco anos e que a análise ocorra por propriedade, o que diminuiria significativamente os custos dos avicultores do Paraná.

Depoimento – O depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro, na operação Lava Jato, nesta quarta-feira (10), foi o tema do pronunciamento do deputado Stephanes Júnior (PSB). Ele conclamou para que os curitibanos e paranaenses usem roupa verde e amarela nesta data, e que coloquem faixas nas casas e nos automóveis, em demonstração de apoio à operação da Polícia Federal e o desejo de todos por um "Brasil melhor". Lamentou que sindicatos estejam convocando pessoas para virem a Curitiba para fazer manifestações. Segundo o deputado, em muitos casos, "usam de pessoas humildes e desinformadas como massa de manobra".

Manifestação – O deputado Tadeu Veneri (PT), líder da Oposição, criticou a decisão da Prefeitura de Curitiba de solicitar à Justiça para que manifestações e montagem de estruturas de som e acampamentos sejam proibidas na Capital do estado entre os dias 8 e 10 de maio, em razão do depoimento do ex-presidente Lula na operação Lava Jato. A solicitação foi acatada. Veneri afirmou que com a vinda do ex-presidente era sabido que muitas pessoas também viriam para Curitiba. Disse que é "uma vergonha o prefeito pedir isso", impedindo a livre manifestação das pessoas.