Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta segunda-feira (17) Deputados falaram da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma, da reforma agrária e dos perigos do jogo “Baleia Azul”, na internet.

17/04/2017 17h21 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna

Direto da TribunaCréditos: Foto: Pedro de Oliveira/Alep - Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna

Impeachment – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), lamentou que nesta data (17), há um ano, a Câmara dos Deputados autorizava a abertura do processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff. Ele lembrou que todo esse processo, que marcou o ano de 2016, caracterizou-se por polêmicas, manifestações públicas e divergência de opiniões no Parlamento e na sociedade. Veneri apontou ainda consequências dessa decisão e citou acontecimentos recentes da operação Lava Jato.

Reforma agrária – O deputado Professor Lemos (PT) falou da mobilização promovida pelo Movimento Sem Terra (MST) em todo o país em uma jornada de luta pela reforma agrária e também pelos 21 anos do "massacre" de Eldorado dos Carajás, quando 19 integrantes do MST foram mortos. O deputado disse que em Curitiba os integrantes estão acampados em frente à sede do Incra, onde esperam uma reunião com o superintendente do órgão no Paraná, para apresentar as reivindicações dos agricultores. Segundo o deputado, no Paraná são dez mil famílias acampadas, mais de 30 mil famílias já assentadas em 320 assentamentos que produzem alimentos e que, em alguns casos, se uniram em cooperativas que exportam os produtos.

Alerta – O deputado Gilson de Souza (PSC) usou a tribuna para alertar sobre os perigos do jogo chamado “Blue Whale” (Baleia Azul), facilmente encontrado na internet, que desafia sobretudo jovens a cumprirem tarefas diárias e macabras. O parlamentar citou várias ocorrências envolvendo crianças e adolescentes, estimulados por esse jogo a cometer, inclusive, o suicídio. “Precisamos alertar aos pais sobre esse jogo que, realmente, é perigoso”, frisou o deputado. Ele também pediu que a OAB-PR e os órgãos de Segurança Pública tomem providências, responsabilizando aqueles que estimulam a participação neste jogo.