Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta quarta-feira (3) Diferentes temas foram abordados da tribuna, muitos deles repercutindo decisões judiciais recentes relativas à Operação Lava-Jato.

03/05/2017 15h10 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana
Direto da Tribuna

Direto da TribunaCréditos: Foto: Pedro de Oliveira/Alep - Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna

Esclarecimento – Em seu primeiro pronunciamento da tribuna depois da posse, o deputado Delegado Recalcatti (PSD) falou sobre a acusação a que responde na Justiça e segundo a qual ele teria envolvimento com o assassinato de um suspeito de crime de homicídio no município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Repudiou a acusação e afirmou que durante esta investigação acabaram sendo descobertos outros fatos delituosos, que envolviam acusados do homicídio cometido contra um empresário da região. “Não me considero réu, mas estou sendo investigado”, observou, lembrando que tem uma carreira idônea de mais de 38 anos na área de segurança pública.

 

Segurança – O deputado Péricles de Mello (PT) repudiou e lamentou os atos de violência praticados por Policiais Militares (PMs) durante uma manifestação pacífica ocorrida na semana passada (no dia 28), em Ponta Grossa. Ele relatou que estudantes (entre eles universitários de vários cursos da UEPG) foram agredidos por PMs “despreparados para atuar” naquela ocasião. Citou ainda uma nota divulgada pelo Sindicato dos Docentes da UEPG (SINDUEPG), onde os sindicalistas lamentam a violência dos policiais. E relembrou que fato semelhante ocorreu recentemente em Goiás, envolvendo um estudante que foi violentamente agredido.

 

Segurança II – O deputado Hussein Bakri (PSD) rebateu as denúncias apresentadas e disse que no dia da manifestação foi feito um acordo com todos os sindicatos de Ponta Grossa, que foi respeitado pela ampla maioria. No entanto, um pequeno grupo de manifestantes decidiu se posicionar num determinado espaço atrapalhando o tráfego nesta área, tentando impedir que inúmeras pessoas usassem o transporte coletivo. Eles acabaram sendo retirados numa ação correta da Polícia Militar, segundo Hussein Bakri. O deputado também convidou todos para a audiência pública que acontece no próximo dia 9, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, que tem como tema o uso da internet e a dignidade humana.

 

Futuro – O deputado Marcio Pacheco (PPL) manifestou em seu pronunciamento preocupação com o futuro do Brasil. Citando trechos de uma música (“Espinheira”), fez uma analogia sobre fatos da atualidade e a falta de perspectivas que hoje são apontadas pelos brasileiros, situações que – na opinião dele – geram inúmeras dúvidas entre a população. Ele pediu ainda que fosse feita uma reflexão sobre as decisões recentes do Judiciário (envolvendo a operação Lava-Jato), como as que determinaram as solturas do ex-ministro José Dirceu e do empresário Eike Batista.

 

Reformas – O deputado Stephanes Junior (PSD) manifestou seu apoio às propostas de reforma da Previdência Social e das leis trabalhistas, que estão em debate no Congresso Nacional. “A reforma trabalhista é importante, é necessária”, declarou. Na avaliação dele, as leis atuais criam uma série de empecilhos e impedem o crescimento do país. Ele também externou seu inconformismo com a decisão do Judiciário pela soltura do ex-ministro José Dirceu. E criticou as manifestações que aconteceram na semana passada, “em dia útil, com a paralisação do transporte coletivo”, impedindo que os trabalhadores pudessem se deslocar livremente.

 

Copel – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), disse que pretende solicitar informações sobre o aumento do percentual dos lucros da Copel, que são divididos entre os acionistas da companhia, e mudanças que estariam ocorrendo no conselho gestor da empresa. “O que estão fazendo com a Copel é um crime”, disse. Ele também expôs sua preocupação com o cronograma de obras de hidrelétrica na região do Baixo Iguaçu. Citando decisões do Judiciário, que liberaram envolvidos na operação Lava-Jato, lembrou que inúmeros presos permanecem injustamente no sistema penitenciário brasileiro.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação